Cursos


Cursos

Técnico em Enfermagem



É um curso profissionalizante alinhado aos princípios norteadores da reforma sanitária e adota a ideia de saúde como componente da cidadania que deve assegurar melhores condições de vida às pessoas.

O aluno aprende a atuar com polivalência, iniciativa e ética, nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando sua integralidade. As práticas de promoção da saúde, a educação e a saúde coletiva estão associadas ao uso de novas tecnologias como as de diagnóstico e de atenção e cuidado ao cliente/paciente e se comprometem com esses princípios ao privilegiar a integralidade da atenção à saúde, levando em conta as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença.

O curso propicia tanto a formação plena do técnico de enfermagem, quanto a possibilidade de complementação da formação dos auxiliares para obtenção do diploma da habilitação técnica.
(Carga horária mínima: 1.900)
Mercado de Trabalho
O técnico em enfermagem e o auxiliar de enfermagem prestam assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital que fazem uso dos serviços de saúde. Atuam como integrantes da equipe de enfermagem nos quadros funcionais de organizações/unidades públicas, privadas e do terceiro setor e exercem suas atividades sob a supervisão de enfermeiro, em todos os níveis de assistência e especialidades.

O campo profissional é amplo, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, spas, instituições e casas de re-socialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.
Pré-requisitos
Para matrícula no módulo 1, o candidato deve ter, no mínimo, 17 anos, e estar cursando a 2ª série do ensino médio.

Para matrícula no módulo 4, o candidato deve possuir o Certificado da Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem, ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando a
3ª série do ensino médio.
Método
Cada módulo tem como eixo condutor um projeto que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, trabalho
de campo e simulações de contextos, atividades práticas em laboratório e o estágio profissional supervisionado compõem o repertório de atividades no segmento da enfermagem para promover o efetivo exercício profissional.
Clique aqui para visualizar o Plano de Curso
Estágio
O curso prevê sete momentos de estágios, que ocorrem ao longo dos módulos e devem ser realizados em ambientes especializados de instituições que prestam cuidados de saúde e onde a assistência de enfermagem se faz necessária.
Programa
Certificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem – Área profissional de saúde.
Carga Horária: 1.110 horas.
• Módulo 1 – Ambientação em Saúde, Projeto Profissional, Responsabilidade Social e Cuidados de Enfermagem de Higiene e Conforto;
• Módulo 2 - Cuidados de Enfermagem de Recuperação e Reabilitação;
• Módulo 3 - Cuidados de Enfermagem em Ambientes Especializados.

Certificação: Técnico em Enfermagem – Complementação.
Carga Horária: 690 horas.
• Módulo 4 – Organização dos Cuidados em Enfermagem;
• Módulo 5 – Cuidados de Enfermagem a Pacientes Graves;
• Módulo 6 – Cuidados de Enfermagem para a Promoção da Saúde Coletiva;
• Módulo 7 – Cuidados de Enfermagem para a Promoção da Saúde Mental.
Certificação
Aos que concluem com aprovação os módulos de 1 a 3 é conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem, com validade nacional.

Aos que concluem com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular dessa habilitação técnica de nível médio e comprovem a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de técnico em enfermagem, com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.



Téc. Seg. do Trabalho



É um curso profissionalizante. O aluno participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo, especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e à saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente. É uma profissão regulamentada que exige registro.
(Carga horária mínima: 1.800)
Mercado de Trabalho
O profissional técnico em segurança do trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Pode, também, atuar como prestador de serviços em empresas que, embora necessitem desse profissional, não tenham obrigatoriedade legal de mantê-lo em seu quadro funcional.
Pré-requisitos
Para matrícula no curso, o candidato deve ter 17 anos completos e, no mínimo, estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Método
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que considera contextos similares às condições reais de trabalho. Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas e trabalho de campo compõem o repertório de atividades.
Clique aqui para conhecer o plano de curso
Programa
MÓDULO 1
Ambientação e Projeto Profissional


Carga horária:40 h
Integra o aluno no campo da segurança e saúde do trabalho, mediante contato com profissionais da área e visitas a empresas nas quais os técnicos atuam. Propõe outras atividades vivenciais simuladas a fim de contextualizar o trabalho na área, de modo que o aluno possa articular suas expectativas sobre a profissão com as possibilidades que ela oferece, visando seu desenvolvimento profissional.

MÓDULO 2
Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente


Carga horária:240 h
Inclui competências essenciais voltadas à fundamentação da prevenção de acidentes do trabalho e do meio ambiente e à proposição de medidas corretivas, tendo em vista a promoção da integridade física e mental do trabalhador e a preservação do meio ambiente. Envolve também competências relacionadas a aspectos e impactos ambientais.

MÓDULO 3
Higiene Ocupacional e Ergonomia


Carga horária:288 h
O aluno realiza procedimentos e técnicas para identificar, prevenir e controlar os riscos ambientais e agentes ergonômicos, desenvolvendo competências voltadas à prevenção de doenças ocupacionais.

MÓDULO 4
Riscos Ocupacionais em Segmentos Específicos


Carga horária:184 h
São desenvolvidas competências para a prevenção e controle de riscos inerentes a segmentos específicos, como construção, agropecuária, entre outros, e a processos de trabalho com eletricidade, máquinas e equipamentos e em espaços confinados.

MÓDULO 5
Eventos com Alto Potencial de Danos


Carga horária:108 h
Prevê competências para identificar e planejar ações de prevenção, monitoramento e de primeira resposta para prevenir a ocorrência de eventos com alto potencial de danos e adotar medidas para situações de emergência.

MÓDULO 6
Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho


Carga horária:180 h
Enfatiza competências voltadas para o controle e a avaliação do Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho e para ações educacionais.

MÓDULO 7
Empreendedorismo


Carga horária:40 h
Introduz questões relativas ao empreendedorismo, permitindo o desenvolvimento de um plano de negócios, a constituição de competências que favoreçam a criação de uma empresa e a atuação estratégica na prestação de serviços em segurança e saúde no trabalho.

MÓDULO 8
Sistema de Gestão Integrada


Carga horária:120 h
Inclui competências necessárias à percepção da integração dos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social, como também sua implementação, com ênfase nas questões afeitas à cultura, ao clima organizacional e às pessoas.
Certificação
Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta habilitação técnica de nível médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de técnico em segurança do trabalho com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
Documentos para Matrícula
• Requerimento de matrícula*;
• RG (fotocópia);
• Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

Técnico em Farmácia



É um curso profissionalizante onde o aluno desenvolve as competências relacionadas com a dispensação de produtos farmacêuticos e correlatos; promoção de saúde; produção de produtos farmacêuticos e cosméticos, promoção e venda de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos e gestão de empresas, possibilitando sua atuação em equipes multidisciplinares sob a supervisão e orientação de farmacêuticos.
(Carga horária mínima: 1.900)
Mercado de Trabalho
O Técnico em Farmácia é o profissional da área de saúde que atua em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais; farmácias de manipulação; farmácias hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde; distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos; indústrias farmacêuticas. Pode trabalhar nos setores de dispensação, manipulação, produção e logística de produtos farmacêuticos e cosméticos, além de participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos farmacêuticos e realizar vendas. Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do Farmacêutico.
Pré-requisitos
Para matrícula no curso, o candidato deve, no mínimo:
- ter 17 anos completos e
- estar na 3ª série do Ensino Médio.
Método
São propostas atividades de pesquisas, plenárias, exposições dialogadas, estudos de casos, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vivências em laboratório, vídeos, palestras, proposição de problemas, jogos e vivências, entrevistas, contatos com especialistas da área dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas. Outras atividades visam ao exercício da responsabilidade social e pautam-se nos princípios do processo saúde-doença.

As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto de trabalho, realizado de acordo com o módulo.
Clique aqui para visualizar o Plano de Curso.
Programa
Módulo 1 – Ambientação em Saúde e Projeto Profissional
Carga horária: 40 horas

Descrição:
Integra o aluno no campo da Farmácia, mediante contato com profissionais da área e com ambientes nos quais atuam, e mediante a participação em atividades vivenciais simuladas, que permitem contextualizar o trabalho na Saúde e no segmento farmacêutico, de modo que possa articular suas expectativas sobre a profissão com as perspectivas que ela oferece, visando ao seu desenvolvimento profissional.

Conteúdo:
• Reconhecer-se como profissional da Saúde que interage em um sistema complexo com diversos atores
• Analisar o campo da farmácia e da organização do trabalho - relação farmacêutico/técnico em farmácia

Módulo 2 – Assistência em Farmácia
Carga horária: 360 horas

Descrição:
São desenvolvidas competências voltadas para a assistência farmacêutica, envolvendo processos de trabalho relacionados com a dispensação de produtos farmacêuticos e correlatos.

Conteúdo:
• Dispensar medicamentos e correlatos
• Controlar estoques de insumos, medicamentos, cosméticos e correlatos, considerando a armazenagem racional dos produtos
• Fornecer informações ao cliente, sob supervisão do farmacêutico, colaborando, no processo de assistência farmacêutica
• Realizar procedimentos de primeiros socorros em situações de emergência

Módulo 3 – Promoção em Saúde
Carga horária: 80 horas

Descrição:
Prevê a aproximação do aluno com comunidades. Envolve um projeto de orientação aos seus integrantes, para a promoção e a manutenção da saúde.

Conteúdo:
• Levantar e reconhecer as condições de vida da comunidade - processo saúde-doença, tendo em vista a promoção da saúde
• Participar do planejamento de ações de promoção da saúde
• Informar e orientar a comunidade quanto à incorporação do autocuidado nas atividades diárias e medidas geradoras de melhores condições de vida - prevenção, promoção e manutenção da saúde

Módulo 4 – Processos Básicos em Farmacotécnica
Carga horária: 200 horas

Descrição:
São desenvolvidas competências voltadas para a manipulação de formas farmacêuticas, envolvendo ações de baixa complexidade em farmacotécnica, que permitem ao profissional realizar serviços auxiliares. Inclui ações voltadas para a segurança do trabalho e biossegurança.

Conteúdo:
• Promover a higienização de ambientes farmacêuticos e correlacionados
• Auxiliar nos processos de manipulação das formas farmacêuticas básicas (líquidos, sólidos e semi-sólidos)
• Acondicionar, embalar e conferir rótulos de fórmulas acabadas, de acordo com as orientações do farmacêutico

Módulo 5 – Produtos para Saúde e Processos de Produção
Carga horária: 360 horas

Descrição:
O aluno desenvolve competências que lhe permitem atuar na manipulação das diferentes formas farmacêuticas e de cosméticos em farmácias e indústrias farmacêuticas, com ampla visão do processo de produção.

Conteúdo:
• Adequar doses de medicamentos, segundo modelos de dispensação no âmbito hospitalar
• Manipular diferentes formas farmacêuticas e cosméticas, de acordo com a prescrição médica e/ou ficha técnica
• Produzir medicamentos e cosméticos
• Efetuar análises fisicoquímicas e biológicas de insumos farmacêuticos, visando ao controle de qualidade
• Checar e organizar a documentação da produção, controle e estocagem com visão estratégica - garantia de qualidade
• Executar medidas de biossegurança que evitem contaminações cruzadas e outras intercorrências
• Fornecer informações ao farmacêutico sobre possíveis reações adversas provocadas pelo uso de medicamentos e cosméticos e outras intercorrências, colaborando nas ações de farmacovigilância

Módulo 6 – Comercialização de Produtos para Saúde
Carga horária: 80 horas

Descrição:
O aluno desenvolve competências relacionadas com a comercialização de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, em uma perspectiva que privilegia os princípios que regem as ações em saúde.

Conteúdo:
• Realizar visita técnica a profissionais da área de saúde
• Expor produtos de higiene, limpeza, perfumaria e medicamentos de venda livre, utilizando princípios e técnicas de merchandising
• Realizar atendimento ao cliente
• Realizar os procedimentos administrativos de venda
• Cadastrar clientes, fornecedores e produtos

Módulo 7 – Gestão Empreendedora
Carga horária: 80 horas

Descrição:
O aluno desenvolve um plano de negócios, constituindo competências que favoreçam a criação de seu próprio empreendimento, a participação no gerenciamento de empresas ou, ainda, a atuação na prestação de serviços.

Conteúdo:
• Identificar oportunidades de negócio
• Definir as diretrizes estratégicas do empreendimento
• Planejar a abertura de uma empresa
• Elaborar plano de negócio como ferramenta de gestão e organização
• Propor estratégias de comercialização
• Planejar a arquitetura organizacional
• Propor o processo operacional do empreendimento
• Criar modelos financeiros e contábeis
Certificação
Ao concluir todos os módulos que compõem o curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Farmácia - Área Profissional de Saúde, com validade nacional.
Documentos para Matrícula
• Requerimento de matrícula*;
• RG (fotocópia);
• Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).


Técnico em Secretariado Escolar


Técnico em Secretariado Escolar
O papel do Secretário Escolar é de indiscutível importância no processo educacional, na medida em que dele dependem as condições da infra-estrutura administrativa que afetam, não só o funcionamento da escola, como a vida escolar dos alunos.
A amplitude de suas atividades o coloca em relação direta e permanente com as diferentes áreas de atuação da escola, exigindo sua interação com a direção, a equipe técnico-adminsitrativa, docentes, alunos e comunidade.
A função:
São atribuições do Secretariado Escolar a exatidão das informações, fidelidade da documentação, cumprimento de prazos estabelecidos, registro da vida escolar dos alunos, da vida funcional dos funcionários da escola e das questões administrativa relativas aos docentes. Para tanto deverá distribuir tarefas, acompanhar seu desempenho e a distribuição de tempo para executá-las, mantendo um planejamento dinâmico.
Um Secretário de Escola pode ser responsável pelo dia-a-dia de, de uma unidade escolar, dividindo essa atenção com a atualização dos arquivos escolares, o atendimento ao público externo, o atendimento aos professores, a administração do expediente do diretor e a alimentação dos controles de gestão. Para cumprir, eficientemente, todas essas funções, deve ser organizado.
Possibilidades de atuação:
Escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino.
O Técnico em Secretariado Escolar
O tecnólogo em Secretariado será um profissional qualificado para coordenar com competências e habilidades os controles, registros e vida escolar, de modo a garantir a segurança na gestão das informações.
Treinamento com direito ao registro profissional no SRTE
Está para sair a lei que exige que todo candidato de concurso público para secretariado escolar tenha formação específica na área.
O IUB saiu na frente e com o curso pioneiro de Técnico em Secretariado Escolar, oferecendo a você um curso completo com registro profissional no SRTE.
O curso técnico de secretariado escolar, tem em sua grade curricular: Organização Empresarial, Procedimentos Secretariais, Gerenciamento de Secretaria Escolar, ao final de cada módulo será realizado um exame em nossos centros de ensino, e para obter qualquer certificação no curso, o aluno deverá completar as horas destinadas ao estágio.
E no final do curso terá direito ao registro profissional no SRTE, este curso é um dos primeiros no Brasil para técnico em secretariado escola



Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Atuar em Secretarias de Escola da rede particular, estadual, municipal, bem como em Secretarias de Educação.
(Carga horária mínima: 1.500)

Técnico em Análises Clínicas


Área
Ciências da Saúde
Público Alvo
Este profissional atua em diferentes organizações, públicas e privadas, hospitalares e não hospitalares, e em laboratórios de análises clínicas de diferentes portes.
Objetivo
O Curso Técnico de Análises Clínicas prepara seus alunos para a prática profissional em Laboratório de Análise Clínicas no manuseio de amostrars biológicas e suas análise.
No curso os alunos adquirem o conhecimento operacional das rotinas laboratoriais de pré–análise e pós–análise.
Nosso diferencial é o aprendizado da Norma ISO 9001–2000, conhecimento requisitado por laboratórios e instituições a fim de Certificação ou Melhoria na Qualidade de seus Serviços.
Os conceitos atuais da Tecnologia do DNA–RECOMBINANTE na Área da Saúde, como teste de paternidade e produção de insulina, são abordados na forma de estudo de caso, agregando maior valor ao curso.
Na formação do conhecimento, o aluno participa e desenvolve projeto teórico–prático nos 3 módulos, aplicando as informações adquiridas durante o processo de aprendizagem.

Há CERTIFICAÇÃO ao término de cada Módulo, garantindo ao aluno o conhecimento e habilidade para o Mercado de Trabalho.
Metodologia
Exposição conceitual a partir de análise realizadas em laboratório. Desenvolvimento de projeto experimental em equipe com posterior apresentação através de seminários. Elaboração de resultados de análise laboratorias, trabalho de conclusão de curso, visitas técnicas e estudos de caso.

Recursos
Laboratórios com equipamentos da área, Kits para dosagens bioquímicas, imunológicas, hematológicas, microbiológicas e de urinálise, sala de estudos,retroprojetor e vídeo.
(Carga horária mínima: 1.900)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail