Enfermagem


Dia 12 de Maio de 2011, "Dia Internacional do Enfermeiro".
Uma data que pelo seu simbolismo dá início a este blogue. Pretende-se que seja um espaço dedicado à profissão, desde os Enfemeiros, aos estudantes de Enfermagem, não esquecendo também as pessoas, necessitantes ou não de Cuidados de Enfermagem, que queiram também deixar aqui o seu testemunho.
Ser Enfermeiro é ser humano, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é ser aberto para a vida, e ao mesmo tempo envolver-se no compromisso assumido com a Enfermagem, com os pacientes.
O Enfermeiro ajuda os doentes a superar a doença com conhecimento científico adquirido, mas também com conforto, cuidado e atenção.
Ser Enfermeiro é ser "gente que cuida de gente".
Os Enfermeiros sempre agiram com base em normas, em princípios gerais aceites consensualmente, formando uma organização do seu saber. O conjunto de crenças, valores, expectativas e normas de acção da Enfermagem sempre formaram, em sentido amplo, uma teoria operativa, ou seja, fundamentos da ação, explicação para se realizar ou não, determinadas acções. Dessas normas para a ação, há um caminhar para o seu questionamento e reformulação através da reflexão e da actividade de pesquisa.
Este espaço pretende, por isso mesmo, ser um local onde livremente se possam fazer também algumas reflexões sobre a nossa atividade profissional e acadêmica, assim como pretende realçar aspectos práticos e experiências pessoais do nosso dia-a-dia, da nossa convivência contínua com as alegrias, as tristezas, as vitórias e as derrotas da vida.

André Leal - Presidente do Centro ATS




 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail